quarta-feira, 15 de maio de 2013

China - Aspectos Físicos


China - Aspectos Físicos

A República Popular da China ou China Continental está localizada na Ásia Oriental e tem como capital Pequim ou Beijing.
1. Características Gerais
É o terceiro país em área do mundo com
9.579.000 km2.
Possui a maior população do globo: mais de um bilhão de habitantes.
Densidade demográfica de 92 hab./km2.
Crescimento vegetativo em torno de 1% ao ano.
Seu desenvolvimento econômico, embora importante, é insuficiente para acompanhar o crescimento populacional.
A China está economicamente controlada pelo Estado e os trabalhos agrários são efetuados pela comunidade através das "comunas populares", hoje em extinção.
A indústria chinesa está em franca expansão, localizando-se, principalmente, na Mandchúria, ou seja, no Nordeste chinês (Anshan, Pequim, Tientsin).
A China se destaca pela alta produção de arroz, chá e suínos.
A parte ocidental do relevo da China possui altitudes mais acentuadas e a porção oriental, com elevações quase sempre inferiores a 1 000 metros, onde são comuns vastas planícies cortadas por rios.
Na parte ocidental da China, o domínio é de terras altas e os invernos são rigorosos. A China Ocidental compreende o Tibet e o Sin-Kiang.
Do ponto de vista econômico, merecem destaque as grandes reservas petrolíferas do Sin-Kiang.
Na parte oriental, encontramos as grandes planícies, as maiores bacias hidrográficas e 90% da população chinesa. Nessa área, identificamos as seguintes unidades:
- Planície da Mandchúria
- Planície do rio Amarelo (Hoang-Ho)
- Planície do rio Azul (Yang-Tsé)
- Planície do rio das Pérolas (Sin-Kiang)
As nascentes desses rios estão no planalto do Tibet, desembocando no oceano Pacífico, contribuindo para a concentração populacional (planície de solo fértil e irrigado).
A China Oriental compreende a Mandchúria a nordeste, e a planície de sedimentação eólicas, que é formada pelo solo amarelo - o LOESS.
A China apresenta vários tipos de clima, desde subtropical ao sul, como temperado e frio ao norte e desértico no ocidente.
A China Meridional tem o clima de monção, isto é, chuvas abundantes no verão, quando as massas de ar carregadas de umidade invadem o sudeste asiático. No inverno, as massas de ar secas sopram do continente para o oceano.
De modo geral, o clima sofre grande amplitude térmica. Exemplo: Pequim - 5 °C em janeiro (inverno), enquanto que chega a 25 °C em julho (verão).
Na China Central, o clima é mais ameno, favorecendo a agricultura, permitindo duas colheitas. Sua vegetação corresponde a densas florestas de carvalhos e coníferas sobre as elevações.
 2. As Regiões da República Popular da China
A - China Ocidental - (de Oeste):
Abrange o Tibet, o Sin-Kiang e a Mongólia Interior. Encontra-se compartimentada pelos grandes enrugamentos do Terciário, longe das influências oceânicas, com climas secos (arido e semi-árido), elevadas cadeias com depressões abruptas e altitudes médias superiores a 4 000 metros nas duas primeiras regiões e planaltos mais baixos na Mongólia Interior. De hidrografia intermitente, graças às reduzidas chuvas (50 milímetros ao ano em algumas áreas), aparecem, no entanto, alguns oásis férteis alimentados por eventuais degelos das altas montanhas e rios que correm apenas uma parte do ano; a região é considerada extremamente inóspita.
B - China Oriental (do Leste):
Abrange a Mandchúria (China de Nordeste) e a China de Leste. Possui relevo em degraus com as mais baixas altitudes à beira-mar, possibilitando uma drenagem rica com grandes rios desaguando no Pacífico (Hoang-Ho, Yang-Tsé-Kiang e rio das Pérolas), enormes planícies aparecem nos baixos cursos desses rios, algumas delas formadas pelo vento (loess) com fertilidade entre regular e boa. Ao sul,a influência oceânica nos aspectos climáticos é total e se traduz em chuvas pesadas no verão e invernos pouco rigorosos.

Um comentário:

  1. Gostei muito , muito obrigada prof Miguel !! Me ajudou bastante .. nem sei como agradecer o senhor , me ajudou de verdade .. rs :)

    ResponderExcluir

Fico muito agradecido pela sua visita.
Me perdoe não poder responder às suas perguntas.
Se gostou e quiser elogiar ou criticar positivamente, ficarei agradecido e até envaidecido.
Se não gostou, não há necessidade de expor sua ira, frustrações ou ignorância escrevendo grosserias. Simplesmente procure outro material na internet.
Forte abraço!
Prof. Miguel