terça-feira, 14 de maio de 2013

A África Meridional (ou do Sul)


A África Meridional (ou do Sul)
A África Meridional é subdividida em seis países independentes:
República Sul-Africana Namíbia
Botswana Lesoto
Zimbábwe Suazilândia
 São todos países de maioria negra onde podemos destacar alguns grupos étnicos dominantes como os xossas e zulus (na República Sul-Africana), os hotentotes na Namíbia e os suazis (Suazilândia).
A grande riqueza desses países é a mineração, de onde podemos destacar a produção de ouro, diamantes, metais radioativos e preciosos.
A África do Sul ou República Sul-Africana, que estudaremos separadamente a seguir, é a grande potência regional com a maior produção agrícola, mineral e industrial da África.
Mas outros países merecem destaques como a Namíbia, grande produtora de diamantes, foi o último país da região a obter independência em 1990, quando acabou a dominação ilegal sul-africana.
Botswana também destaca-se na mineração do diamante e do ouro, niquel e cobre.
O Zimbábwe, antiga Rodhésia, além da riqueza mineral, apresenta também bom desempenho agrícola de plantations, como o algodão, tabaco, chá e milho.
Na mineração o Zimbábwe destaca-se pelo ouro, niquel e cromo; além de carvão e asbestos.
Lesoto e Suazilândia são pequenos reinos tribais encravados no território da República Sul-Africana. Vivem basicamente da agricultura e do pastoreio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito agradecido pela sua visita.
Me perdoe não poder responder às suas perguntas.
Se gostou e quiser elogiar ou criticar positivamente, ficarei agradecido e até envaidecido.
Se não gostou, não há necessidade de expor sua ira, frustrações ou ignorância escrevendo grosserias. Simplesmente procure outro material na internet.
Forte abraço!
Prof. Miguel